Janeiro Branco: Hospital Dom Malan realiza ações de promoção à saúde mental

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), está realizando ações de promoção à saúde mental junto aos pacientes, acompanhantes e funcionários dentro do Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional.

Nesta quarta-feira (24/01), a assistente social Lidione Brito, assistente social e a psicóloga Elizabeth Freire alertaram para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. “Considerando a importância sobre o cuidado com a saúde mental, na perspectiva do autocuidado, nós usamos como recurso a ‘Roda da Vida’ com a finalidade de incentivar o autoconhecimento, a validação das estratégias emocionais e possibilidades para o desenvolvimento social, pessoal, profissional e qualidade de vida,” destacou a assistente social do HDM Ismep, Lidione Brito.

Ramon Silva está com o filho recém-nascido no berçário e participou da ação. “Estar num hospital é quase sempre uma situação delicada, a gente fica longe dos nossos familiares, e foi de grande proveito pela troca de ideais e é muito bom pela interação e para a nossa saúde mental. Atividade nota dez, para mim,” ressaltou o acompanhante.

Janeiro Branco

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.

Mais Notícias

Nota de Falecimento

É com pesar que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco lamenta o falecimento do médico Carlos Ferreira, servidor do Estado que dedicou sua vida ao cuidado da saúde pública,

Outros links

Menu

Acessibilidade