A coordenadora de enfermagem do HDM do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), Priscylla Oliveira, participou recentemente de um treinamento na cidade de Atibaia (SP), sobre mucopolossacaridose, doença genética grave, causadas por erros inatos do metabolismo que afetam a produção das enzimas responsáveis pela síntese de proteínas das células, atuando diretamente no funcionamento de todos os órgãos. O objetivo da capacitação foi orientar os participantes como lidar com os tipos específicos da enfermidade. 

 

Existem seis tipos de Mucopolossacaridose. A tipologia é determinada pela enzima que o organismo não consegue produzir. Com essa variação, os sintomas de cada deficiência genética variam conforme o organismo.

Segundo, Priscylla Macedo, o treinamento foi muito produtivo e contribui para enriquecer o seu conhecimento profissional. "O evento foi bastante organizado e rico de informações e aprendizados. Hoje no HDM acompanhamos o tratamento de três crianças acometidas pela patologia. Estas fazem a medicação em ambiente hospitalar uma vez por semana a nível laboratorial. Fico feliz pelo Dom Malan está podendo oferecer mais este serviço de qualidade, dando uma assistência para esses pacientes e cada vez mais estamos melhorando com o conhecimento adquirido, é muito gratificante”, relata.

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado