A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, entre os dias 12 e 18 de maio, a III Semana de Luta Antimanicomial por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental de Pernambuco. Antecipando a programação, que faz referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 em todo o País, a SES recebe na sua sede, no Bongi, nesta sexta-feira (08/05), a partir das 9h, a reunião do Colegiado de coordenadores de Saúde Mental do Estado a fim de discutir especificamente sobre projetos de geração de renda e haverá, ainda, exposição de materiais produzidos por usuários da rede de saúde mental.
 
 
"A data é de reafirmação do cuidado humanizado e em liberdade da pessoa com transtorno mental e daquelas que fazem uso problemático de drogas, sempre focada na reforma psiquiátrica antimanicomial. Nos últimos anos, decidimos não apenas realizar ações no próprio 18 de maio, mas construir uma semana de atividades que dialoguem com toda a população, além de contar com a participação de usuários, familiares, estudantes, técnicos e gestores do SUS", comenta a  a gerente de Atenção à Saúde Mental, Léa Maria Lima Lins.
 
Durante a III Semana de Luta Antimanicomial serão realizados cine-debates, seminários, intervenções urbanas e passeatas. A Mesa de Abertura do Seminário Antimanicomial, que levará o tema de toda semana: “Que fim levaram todas as flores?” que será realizado no dia 12 de maio, às 14h, no Auditório do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Confira programação completa abaixo: