A Terapia Ocupacional é uma especialidade da área de saúde bastante importante, pois faz parte do campo de reabilitação e trabalha de forma interdisciplinar, utilizando atividades selecionadas para prevenir e reabilitar incapacidades físicas, cognitivas e sociais em pessoas de qualquer idade. Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE), gerida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o serviço é oferecido, diariamente são atendidos em média oito pacientes.
 
Outro grande benefício da Terapia Ocupacional é a manutenção e restabelecimento da independência funcional nas atividades de vida diária, além da promoção do bem estar físico, social e ocupacional do paciente.Segundo a terapeuta ocupacional da UPAE, Denise Cavalcanti (foto), os usuários são encaminhados para atendimento pelo próprio serviço da Unidade. "É realizada uma avaliação e marcadas as sessões para realização do tratamento de reabilitação com cada paciente específico", afirma. 
 
A UPAE recebe diversos tipos de perfis de usuários. "Atendemos pacientes com sequelas neurológicas decorrentes de acidente vascular encefálico, traumatismo craniano e raquimedular , paralisia cerebral, doença de Parkinson, sequela de hanseníase,  Alzheimer e outros tipos demências, doenças traumato-ortopédicas, entre outras", pontua Denise Cavalcanti.

 

Conteúdo Relacionado