O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) promove uma série de palestra nesta semana, para profissionais de saúde e funcionários de empresas privadas. Nas ações, serão tratados os seguintes temas: intoxicação por animais peçonhentos (escorpiões e serpentes) e por medicamento.
 
Nesta segunda-feira (27/07), as atividades serão na empresa Iberdrola, localizada no Complexo Portuário de Suape. O Ceatox irá abordar os acidentes por animais peçonhentos, explicando como proceder em caso de acidente e quais são as unidades de referência para cada tipo de caso. Também serão disponibilizados materiais informativos. Além da palestra haverá uma exposição com os principais tipos de animais peçonhentos presentes no Estado.
 
 
Na terça (28/07), será a vez de conversar com os funcionários do Mercure Hotel, no bairro de Boa Viagem, no Recife, sobre intoxicação por medicamentos, com foco nos casos envolvendo crianças. “Serão apresentados números de intoxicações aqui no Estado, medidas de primeiro socorros e como proceder para armazenar de forma segura os medicamentos em casa”, afirma o biólogo e técnico do Ceatox-PE Pedro Neto. 
 
Neste ano, o Ceatox já notificou 293 casos de intoxicação por medicamentos. Desse total, oito pessoas vieram a óbito. O número de mortos já é o dobro do registrado em todo o ano de 2014, com 462 casos notificados e 4 vítimas fatais.
 
HR – Já na quarta-feira (29/07), os profissionais de saúde do Hospital da Restauração, maior emergência do Norte-Nordeste, irão assistir palestra sobre acidentes com serpente. Só neste ano, o Ceatox registrou 150 casos, sendo 57 com serpentes venenosas. “É importante que o profissional de saúde consiga descobrir qual foi o tipo do animal que provocou o acidente, para que o soro correto seja dado à vítima”, ressalta Pedro Neto.  
 
DADOS – Em 2014, o Ceatox registrou 2.045 casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos, com 26 óbitos, Este ano, até o mês de julho, já foram notificados mais de 1,6 mil casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos, com 38 óbitos.
 
DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de escorpionismo e de intoxicação exógenas foi descentralizado do Ceatox para toda a rede de saúde. Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.
 
Conteúdo Relacionado