A V Gerência Regional de Saúde comemora o Outubro Rosa na luta contra o câncer, principalmente de mama e do colo do útero. O movimento visa estimular a participação da população, empresas e entidades. A abertura oficial das atividades na Regional aconteceu no dia 1º de outubro, na sede da V Geres. O Outubro Rosa tem como foco principal a prevenção do câncer, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença.

O movimento teve seu início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas fazendo referência ao câncer de mama no mês de Outubro. "Uma série de atividades, algumas em parceria com os municípios da nossa regional, marcarão este mês de conscientização da população, trabalhando sempre a prevenção das nossas mulheres" - afirma a gestora da V Geres. O desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.