Durante a passagem pelo município de Caruaru, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, participou, na manhã desta sexta-feira (16/10), de uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para discutir a reformulação da Rede de Atenção Materno Infantil do Agreste do Estado. O encontro também contou com a participação da secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota; do presidente do Conselho Regional de Medicina (Crempe), Sílvio Rodrigues; do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop Saúde), Édipo Soares; do Promotor do Ministério Público de Caruaru, Paulo Augusto; e do coordenador da IV Gerência Regional de Saúde, Djair Lima, além de prefeitos e secretários de saúde dos municípios quem compõem a Regional.

Durante a reunião, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste de Pernambuco (Coniape), formado por 13 municípios da Região, apresentou aos presentes uma proposta de readequação da rede por meio de um consórcio entre os municípios. “Esse é um momento histórico da vontade e disposição para enfrentar o problema da assistência materno infantil”, comentou o promotor do MPPE, Paulo Augusto.

“Nosso objetivo é unir forças. Na hora que os municípios se juntam, você consegue gastar de forma melhor e mais adequada. Assim, esperamos manter em funcionamento oito ou nove maternidades na região, garantindo melhor assistência para a mãe e a criança”, finalizou o secretário Iran Costa.