Representando o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, participou da mesa de abertura do Fórum Hemobrás, que ocorreu na noite da última quinta-feira (22/10), no Grand Mercure Recife Atlante Plaza, em Boa Viagem. O evento, que segue até este sábado (24/10), reúne os 20 maiores hemocentros do País para discutir a qualificação da gestão do plasma e a logística de entrega de medicamentos.

Além de Iran Costa, estiveram presentes na mesa de abertura, a diretora presidente do Hemope, Yeda Albuquerque; a consultas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Danila Barca, o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Tadeu Covas; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; e o diretor de Produtos Estratégicos e Inovação da Hemobrás, Mozart Sales.

Em sua fala de abertura, o secretário deu boas vindas aos convidados e falou da importância do trabalho da Hemobrás. “Essa parceria que a Hemobras vem desenvolvendo com os hemocentros é fundamental para o estabelecimento da instituição e para o fortalecimento dos hemocentros em todo o País, incluindo o Hemope, aqui no Estado. O que está sendo construído é muito positivo e tem o total apoio do Conass”, completou.

Após a abertura, o diretor de Produtos Estratégicos e Inovação da Hemobrás, Mozart Sales, proferiu uma conferência sobre as ações da instituição, incluindo uma apresentação do balanço do que já foi produzido pela Hemobrás. Desde que iniciou a exportação do plasma brasileiro, já foram enviados mais de 1,2 milhão de bolsas que serviram de matéria-prima para a produção de mais de 570 mil frascos de hemoderivados que foram distribuídos gratuitamente para usuários do SUS.