O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, está reunido durante toda a sexta-feira (20/11) com os secretários de Saúde do Nordeste. O encontro está acontecendo na sede da Secretaria de Saúde da Bahia, em Salvador, e tem o intuito de traçar planos para combater as doenças transmitidas por arbovírus, como dengue, chikungunya e zika. Nesta tarde, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, junta-se ao grupo para discutir a temática, além do aumento dos casos de microcefalia na região.
 
“Estamos em um momento de gravidade que merece uma ação decisiva. Todos os secretários estaduais do Nordeste estão reunidos para criar um plano de ação para o combate conjunto à epidemia de arboviroses que acomete o Brasil há mais de 20 anos e que tem novos componentes com a introdução de novos vírus que podem estar causando uma série de complicações”, disse o secretário Iran Costa, lembrando das investigações sobre a microcefalia, que levantam, entre outras hipóteses, a relação dos casos com o zika vírus.
 
Na reunião, os secretários de Saúde do Nordeste começaram a planejar uma ação conjunta de combate às arboviroses, envolvendo todos os seguimentos das administrações públicas federal, estadual e municipal, como também, de toda sociedade brasileira.
 
Neste ano, Pernambuco registrou 117.250 casos notificados de dengue, um aumento de 577,16% em relação ao ano passado. Também foram confirmados os primeiros casos autóctones de chikungunya – hoje são 785 notificações e 194 confirmações. Desde junho também foi confirmada a circulação do zika vírus no território pernambucano.