A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa, entre os dias 25 e 30 de janeiro, da III Semana Nordestina da Visibilidade Trans, evento promovido pela ONG Amotrans Pernambuco. A abertura das atividades ocorre na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Criança e Adolescente, no Recife, nesta segunda (25/01), a partir das 16h. Na ocasião, haverá homenagens a pessoas que apoiam a causa, como a secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou. Também haverá o lançamento da exposição Memórias.

Até o sábado, haverá diversas atividades, abordando informações sobre homens e mulheres trans e a cidadania desse público. Na terça-feira (26/01), das 9h às 12h, a população trans poderá emitir o cartão SUS e a segunda via do RG e da certidão de nascimento na sede da I Gerência Regional de Saúde, localizada na antiga sede da SES, na Praça Oswaldo Cruz. Essa ação é uma parceria da SES, a partir da Política de Saúde Integral da População LGBT, com o Centro Estadual de Combate à Homofobia. Ainda na terça, na Praça Oswaldo Cruz, os profissionais do Hospital das Clínicas passarão informações sobre o ambulatório das pessoas transexuais.

O coordenador da Política de Saúde Integral da População LGBT, Jair Bandrão, também participará da Sermana de Visibilidade Trans da Mata Sul, proferindo palestra sobre a saúde desse público. O evento ocorre na terça (26/01), às 9h, no auditório da Prefeitura dos Palmares – antigo Fórum.
Conteúdo Relacionado