A Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária (GEQAP) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (04/03), a partir das 9h, uma videoconferência com o objetivo de capacitar e mobilizar de profissionais de saúde para o enfrentamento e controle das arboviroses (zika, dengue e chikungunya) no Estado. O público alvo são os coordenadores de Vigilância em Saúde, Agentes Comunitários e coordenadores municipais de Atenção Primária de todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.

"A nossa intenção é tornar os agentes mais ativos no combate ao vetor e ao mesmo tempo buscar uma maior integração entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde dos municípios", explica a gerente de Expansão e Qualificação da Atenção Primária da SES, Juliana Lopes. A ideia é treinar um profissional de cada setor envolvido, para que, em seguida, eles venham atuar como multiplicadores em sua área de ação.

Além de discutir o papel dos agentes de saúde no combate às arboviroses, a videoconferência também servirá para capacitar os profissionais para o uso do aplicativo MOBIVIDA. Desenvolvido pela Rede NUTES em parceria com técnicos da SES, o progama registra as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários e quais ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti foram realizadas na residência. "Isso vai facilitar bastante o trabalho dos profissionais", conclui Juliana.