Referência estadual em ortopedia, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa, neste sábado (19/03), 63 anos de fundação. A celebração, no entanto, será realizada nesta sexta (18), a partir das 9h, quando haverá uma homenagem especial às mulheres servidoras e o tradicional parabéns a você – com direito, claro, ao corte do bolo de aniversário – no refeitório da unidade.

 

Um dos destaques da comemoração, este ano, é o painel montado no hall de entrada do Hospital, onde é possível conferir mensagens deixadas voluntariamente pelos servidores. “Esse mural traduz o carinho que os servidores têm ao HGV e aos usuários. Mostra que mesmo com todas as dificuldades eles continuam dispostos a prestar um serviço de qualidade aos pernambucanos”, comenta o diretor da unidade, Gustavo de Souza Leão.

 

A programação festiva pelos 63 anos de fundação do HGV começou desde a última segunda-feira (14/03), com a realização da segunda etapa do Correio Saúde, que estimula a doação de material de higiene pessoal e leva mensagens de esperança aos pacientes.

 

Localizado no Bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, o Hospital Getúlio Vargas realiza, mensalmente, mais de dois mil atendimentos na emergência e outros 12 mil no ambulatório, além de 800 cirurgias.

 

Curso de higienização

 

O Hospital Getúlio Vargas promove, ainda, entre os dias 21 e 23 de março, um curso de Higienização das mãos, destinado, inicialmente, a todos os profissionais de saúde que atuam na emergência da unidade. Mas a ideia é estender, a partir de abril, aos demais setores do hospital.

 

“Durante o curso haverá palestra e um treinamento de como higienizar as mãos adequadamente. Depois será feita a entrega de kits com álcool gel”, explica a coordenadora de Educação Continuada do HGV, Maria Zilda Uchôa Cavalcanti. O treinamento faz parte do programa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade, sob a direção da médica infectologista Iêda Ludmer.