A 2ª turma de residentes de Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes, vinculada à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), alocados na XI GERES em Serra Talhada, comemoraram, nesta segunda-feira (21/03), o Dia do Orgulho SUS com uma ação socioeducativa na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) do município. O objetivo foi enfatizar a importância do SUS como sistema de políticas públicas equânimes e universais e da participação popular no controle social na gestão da Saúde.

 

Na ocasião foram desenvolvidas foram desenvolvidas rodas de diálogo expositivas e interativas sobre o SUS com os usuários; dinâmica convidando os usuários a exporem suas ideias e desejos relacionados ao SUS; sensibilização dos profissionais e usuários do SUS a aderirem à campanha também nas redes sociais.

 

O envolvimento dos usuários e profissionais foi fundamental para que a atividade tivesse êxito. Enquanto usuário e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, é fundamental a valorização desse Sistema, buscando a cada dia mais incentivar políticas e ações que garantam a acessibilidade e integralidade aos serviços prestados.

 

O dia do Orgulho SUS faz parte de uma campanha que convoca todos os usuários e profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) a compartilhar suas ideias e atitudes para melhorar os sistemas de saúde. Inspirado no movimento global e voluntário, o Dia do Orgulho SUS é de todos os que desejam fazer uma mudança para melhorar o SUS.

 

Dia 21 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Orgulho SUS por ter sido o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), cujo relatório é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro, o SUS.

 

Apesar das conquistas, ainda há muito para implementar. Todos podem ajudar a construir um SUS melhor. Pequenas ações, juntas, fazem uma grande diferença no dia a dia de quem trabalha e é usuário do sistema, além de trazer inspiração para outras pessoas.