O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta terça-feira (14/06), Campanha de Doação de Sangue, no Centro de Reabilitação e Fisioterapia da unidade. A ação, que acontece desde 2013, já integra o calendário institucional do HGV e tem como objetivo reforçar os estoques do Hemope. O Getúlio Vargas é considerado Hospital Solidário pelo hemocentro. 
 
Nesta edição, 121 candidatos se dispuseram a fazer a doação, mas apenas 65 estavam aptos para se submeter à coleta - entre os inaptos, a maior parte não pôde doar por estar com anemia. Outros, em número menor, não puderam participar por que não portavam documento oficial com foto.
 
Para doar sangue é preciso atentar para alguns detalhes, além de estar bem alimentado e não ter consumido bebidas alcoólicas 12h antes da captação. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis); ter peso acima dos 50 kg; ter boa saúde; portar documento de identificação original com foto (RG/CNH/CTPS etc); os homens podem se candidatar a doação a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses; antes da captação, é feita uma triagem clínica por um médico ou enfermeiro responsável.