Com o tema “Pernambuco trabalhando para fortalecer a atenção à Doença Falciforme no SUS”, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Nesta segunda-feira (20/06) houve apresentação do curso Ampliação do Conhecimento em Doença Falciforme no hall da SES, no Bongi, por iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme. 
 
A Doença Falciforme é a doença genética mais frequente no mundo, presente em vários continentes como África, Ásia (Oriente Médio, Península Arábica, Índia), América do Norte (USA), América Central, América do Sul (Brasil, Suriname, Guiana) e Sul da Europa. Estima-se que nasçam a cada ano 300.000 crianças com a Doença Falciforme, doença grave e invalidante e que 50% delas morrerão antes dos cinco anos. Transcontinental, trans étnica, afeta as populações negras de origem africana, as populações árabes, indianas e caucasianas do Sul da Europa. 
 
Durante toda a semana comemorativa foram realizadas várias atividades como panfletagem, web conferência pela Rede Nutes e reunião do Comitê Estadual de Saúde da População Negra.