Na Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça com as mães, além da importância do aleitamento materno, a necessidade de doar o leite excedente para os bancos de leite do Estado. Dos quatro bancos com gestão estadual, todos estão com estoque baixo, o que pode prejudicar o atendimento de crianças internadas em UTI, UCI e alojamento Canguru.

Entre os bancos de leite, o que está em melhor situação é o do Hospital Barão de Lucena, no Recife, que possui, atualmente, cerca de 30 litros em estoque. Por dia, a unidade utiliza, em média, 1 litro. Já o banco do Hospital Agamenon Magalhães, também na capital pernambucana, possui 15 litros e utiliza 2 litros por dia, ou seja, suficiente para apenas uma semana.

No interior pernambucano, o Hospital Jesus Nazareno, no Agreste, possui 10 litros e utiliza 1 por dia. Já o Hospital Dom Malan, em Petrolina, tem 25 litros e tem utilizado pouco mais de 2 litros por dia.

Todas as coordenações dos Bancos de Leite ressaltam que têm feito um trabalho com as mães de bebês internados para que elas ordenhem o alimento para o próprio filho, já que o leite cru possui mais nutrientes do que o leite que foi pasteurizado. Elas também esclarecem que precisam monitorar diariamente as crianças internadas para saber quais estão mais necessitadas, já que os estoques, normalmente, estão críticos.

PARA DOAR – As mães que produzem leite em excesso podem ligar para um banco para fazer a doação. Os contatos das unidades geridas pelo Estado são: Hospital Agamenon Magalhães (3184.1690), Hospital Barão de Lucena (3184.6552), Hospital Jesus Nazareno (Caruaru - 3719.9338) e Hospital Dom Malan (Petrolina – 87 3202.7000).

Ainda há outros equipamentos de gestão municipal ou privada: Hospital das Clínicas (2126.3831), Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam – 3182.7720), Maternidade Bandeira Filho (3355.2235), Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip – 2122.4719 / 4103) e Hospital De Ávila (3117.5548). Também existem quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques (3355.1815), Maternidade Barros Lima (3355.2170), Uniame (3302.6261) e Hospital Memorial Guararapes (3461.5300). Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

Além do leite, os bancos e postos de coleta também recebem postes de vidro com tampa plástica (tipo pote de café ou maionese), essenciais para fazer o armazenamento do alimento.

COMO FAZER – Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

Basta levar uma panela com água ao fogo e quando começar a ferver, colocar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado antes de todo o processo. No vidro esterilizado, o leite ordenhado pode ser armazenado no freezer para que dure até 15 dias.