Profissionais de saúde que atuam nos serviços de pré-natal de sete municípios do Sertão Pernambucano participam, desde a manhã desta quinta-feira (18/08), no Hotel Grande Rio, em Petrolina, de uma capacitação para qualificar o acolhimento às gestantes. O curso dá ênfase, principalmente, à identificação precoce da microcefalia intraútero, assim como das possíveis complicações e os devidos encaminhamentos. O curso é promovido pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) e teve início às 8h.

"Esperamos que esses profissionais sejam capazes de detectar precocemente as gestantes com suspeita de microcefalia intrauterina e proporcionar os devidos esclarecimentos sobre as intervenções oportunas em todo o período gestacional, sejam elas preventivas ou terapêuticas", explica a gerente da VIII Regional de Saúde, Aline Jerônimo.

Com a finalidade de garantir o bom acompanhamento das gestantes, identificando precocemente as chances de apresentar evolução desfavorável, o curso pressupõe o cuidado de forma humanizada a partir do acolhimento e da avaliação de risco com os devidos encaminhamentos, quando necessário. Ao todo, a capacitação terá 32 horas de duração, em quatro dias, e segue as recomendações do Protocolo Clínico e Epidemiológico de Microcefalia do Estado.

A expectativa é que 28 profissionais dos municípios Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó sejam capacitados. Fruto da pactuação realizada na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Estadual quanto às ações prioritárias a serem desenvolvidas pelas CIES Regionais através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.