A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com Centro de Pesquisa Aggeu Maagalhães (Fiocruz/PE) realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, a abertura do Curso de Especialização em Saúde Pública, em Garanhuns e Serra Talhada respectivamente, destinado para gestores do Sistema Único de Saúde que atuam no Estado. A formação segue uma proposta descentralizada e interdisciplinar. Ao todo, foram selecionados 82 gestores, sendo 44 da turma Agreste e 38 da turma Sertão, que terão pela frente o desafio de tornarem-se sanitaristas comprometidos ética e politicamente com a transformação das condições de saúde.

A iniciativa parte de um projeto da Rede Brasileira de Escolas e Centros de Formadores de Saúde Pública (RedEscola), da qual a ESPPE é integrante e tem a perspectiva da retomada da formação de sanitarista visando a melhoria da qualidade da oferta dos cursos lato sensu da área de saúde pública, contribuindo  para que as práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do SUS.

De acordo com a diretora geral da ESPPE, Célia Borges, é importante lutar e defender o Sistema Único de Saúde. “Vamos celebrar a abertura desse curso, missão feita com zelo por muitas mãos importantes que lutam e defendem o SUS como conquista do povo e direito social garantido na Constituição Federal. Vamos, com certeza, continuar colhendo os frutos bons que vão melhorar a gestão do sistema, a assistência, a valorização do trabalhador e a participação social nas regionais de saúde do interior do Estado por meio das ações da política de educação permanente na saúde”, destacou.