Promover, prevenir e educar sobre um bom envelhecimento. Essas foram as principais pautas do seminário intersetorial Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado na manhã desta segunda-feira (10/10) no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi.

Promovido por meio de uma parceria entre a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e a Gerência de Saúde do Homem e do Idoso, o evento reuniu profissionais da saúde preocupados com a questão do envelhecimento crescente da população brasileira e a necessidade da promoção e prevenção de saúde e uma boa qualidade de vida para os idosos.

Além dos profissionais presentes no auditório, os debates, que contaram com palestrantes das áreas de Medicina, Nutrição e Educação Física, também puderam ser acompanhados por servidores da saúde de todo o Estado, por meio de videoconferência. “Esse é um debate bastante atual e fundamental para nossa sociedade, que tem o número de idosos crescendo exponencialmente, portanto, precisamos de uma ação integrada e reflexiva para buscar a melhoria para toda a população”, explica a diretora de Políticas Estratégicas da SES, Flávia Magno.

O evento discutiu ainda a necessidade de reflexão sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são causadas, em sua grande maioria, em consequência de má alimentação e do envelhecimento. “Tudo começa com atenção primária e com a prevenção de doenças. Assim, é necessário levantar questões para buscar respostas positivas”, acrescentou a superintendente de Atenção Primária da SES, Maria Francisca Santos.