O Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra já faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O Projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Saúde, foi implantado nesta terça-feira (15.08), no hospital. A Rute busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) promovendo teleassistência, facilitando o acesso e o treinamento de profissionais da saúde. O HR vai abrigar na Rede os programas de Residência Médica, Enfermagem, Farmácia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Ao todo, 128 unidades de saúde fazem parte da Rede.

Os equipamentos, em conexão por fibra ótica, foram instalados no 7° andar do hospital e possibilitam ainda a realização de videoconferências com pesquisadores e profissionais da saúde de todo o país. “A integração com a Rede vai proporcionar aos interessados aprimorar seus conhecimentos e levar mais uma melhoria no atendimento à população”, assegura a coordenadora da Rute no HR, e chefe da UTI, médica Fátima Buarque.

O coordenador nacional da Rute, Luiz Messina, presente à inauguração, lembra a necessidade de instalações adequadas para uma conexão por fibra ótica: “Boa parte das instituições de saúde ainda não tem uma conexão adequada. Além disso, é preciso ter profissionais capacitados, tanto no setor de Informática, como em outros setores de apoio que possam dar assistência técnica permanente”. A coordenação do hospital já está elaborando calendário com datas fixas para troca de experiências em tempo real com outros centros avançados do país.

A utilização da rede de telemedicina irá proporcionar o surgimento de novas aplicações e ferramentas voltados para educação em saúde, promovendo a colaboração à distância entre equipes médicas multidisciplinares do Estado, principalmente em municípios do interior. A Rute possibilita disponibilizar também os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país para os profissionais de cidades distantes, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.