Pernambuco participou da 2ª Sessão de Aprendizagem com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), dando continuidade às atividades do Projeto Paciente Seguro, na última quinta-feira (31), em São Paulo (SP). O Estado, representado pelo Hospital Agamenon Magalhães (HAM), participou representantes do Núcleo de Segurança do Paciente. Ao todo 15 instituições que integram o projeto em todo o país.

O objetivo do encontro foi apresentar e avaliar os resultados obtidos até o momento, além de trocar experiências sobre as mudanças e soluções desenvolvidas durante o ano voltadas à segurança do paciente. O momento possibilitou aos presentes aprimorar o uso da ciência da melhoria (trabalho em equipe, liderança, PDSA, medição e análise de dados), como sustentar os resultados e verificar o momento de ampliação do projeto a outros espaços dos hospitais.

A atividade contou com as palestras de Maureen Bisognano, presidente emérita do IHI, Ademir José Petenate, professor do Departamento de Estatística da Unicamp, e Antonio Capone Neto, gerente médico de Segurança do Paciente do Hospital Albert Einstein. A equipe condutora do projeto e representantes do Ministério da Saúde também estiveram presentes no evento.

O encontro faz parte da iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto inclui o desenvolvimento de ferramentas de gestão, educação e práticas compartilhadas. Entre as instituições que vão integrar o programa, estão hospitais públicos e filantrópicos, com mais de 100 leitos, que têm Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que realizam procedimentos de alta complexidade e sejam de referência regional.

Hospitais participantes do Projeto Paciente Seguro:

Região Sul

Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre

Hospital Infantil Joana de Gusmão – Florianópolis

Hospital Universitário Cajuru – Curitiba

Região Norte

Fundação Hospital Adriano Jorge – Manaus (AM)

Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento – Boa Vista (RR)

Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna – Santarém (PA)

Região Nordeste

Hospital Getúlio Vargas – Teresina (PI)

Hospital Agamenon Magalhães – Recife (PE)