A 9ª reunião Anátomo Clínica do ano, realizada no Hospital Dom Malan de Petrolina nesta quinta-feira (31), apresentou a conclusão de curso de mais uma aluna do Programa de Residência Médica de Pediatria do HDM/Imip. Nessas situações, o residente fica responsável por apresentar um caso clínico, cujo diagnóstico é por ele desconhecido. A iniciativa tem por objetivo estimular o exercício do raciocínio clínico e a formação das hipóteses diagnósticas possíveis para o caso.

Essa atividade é realizada obrigatoriamente por todos os residentes do segundo ano, sendo imprescindível como trabalho de conclusão de curso. Até fevereiro do próximo ano, mais 8 desses trabalhos ainda serão apresentados, encerrando a formação dos residentes da turma de 2016.1.

No caso específico do estudo de caso apresentado por Yanne Ramos, a possibilidade diagnóstica levantada foi a de tumor de mediastino, que acomete um espaço existente entre os dois pulmões. Os sintomas da doença estão ligados à dificuldade de engolir, de respirar, fadiga, perda de peso e tosse.

“Passar pela residência no HDM tem sido uma experiência muito enriquecedora, pois nós recebemos um grande volume e variedade de casos. Além disso, aqui contamos com um ótimo programa de residência e grandes preceptores, que ao longo do tempo se tornam os nossos exemplos de bons profissionais”, ressalta Yanne.  

Para a médica nascida em Ouricuri, e que fez faculdade em Recife, vim parar em Petrolina e no HDM não foi um acaso. “Ao contrário, foi uma livre escolha baseada nas boas referências do serviço na área da pediatria”, afirma.

Sobre os planos futuros, já que em março do próximo ano Yanne alcança o título de especialista, ela fala sobre retorno. “Pretendo continuar estudando. Quero fazer uma subespecialidade para depois poder voltar ao serviço e contribuir, inclusive com o Programa de Residência Médica ofertado aqui. Só tenho motivos para agradecer a experiência vivida no Dom Malan e por isso essa vontade de dar a minha devolutiva”, considera.

Ainda sobre a Anátomo Clínica, a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, considerou muito positiva. “Yanne está de parabéns, foi uma excelente apresentação e nós ficamos felizes com o reconhecimento”, garante.