A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu nesta terça-feira (12.09) em conjunto com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) debate sobre a operacionalização do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA).

A reunião, na sede da SES-PE, teve como objetivo discutir a operacionalização da plataforma web. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, apresentou a Política Estadual de Oncologia e a Rede de Atenção em Oncologia de Pernambuco. "A participação do Imip e HCP nessa discussão são importantes pelo fato de serem responsáveis por 75% dos atendimentos oncológicos de Pernambuco. Nas últimas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) já iniciamos esse debate sobre as sansões impostas aos municípios que não preencham corretamente o sistema, deixando de receber recursos, e sobre a Lei 12.732 de 2012, que fixa prazo de 60 dias para inserção no sistema", comentou Iran Costa. De acordo com o Ministério da Saúde, dos quase 300 estabelecimentos médicos que tratam de câncer no País, apenas 33% informam dados no SISCAN.

Já a coordenadora dos Sistemas de Informação em Saúde da SES-PE, Joicy Santos, apresentou potencialidades e fragilidades do SISCAN. "Estamos desde 2012 realizando ações para a implementação do  SISCAN em Pernambuco, mesmo diante de algumas dificuldades. Nossa intenção é contribuir de maneira significativa para o melhoramento do Sistema", comenta.