Centro destinado à valorização da saúde do trabalhador, a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps), pertencente à Secretaria Estadual de Saúde (SES), comemora 20 anos de atuação com ciclo de atividades para discussão de temas ligados ao bem estar do servidor da saúde de Pernambuco. Palestra com o tema “Suicídio: conversar para prevenir”, mesa redonda alertando para os casos de depressão e a exibição de filme focado em situações de recomeço após traumas e conflitos, além de momentos para meditação, estão entra as ações desenvolvidas desta quarta-feira (20), até a próxima sexta (22), no auditório do Uniaps.

Toda programação foi elaborada em referência ao mês internacional de combate ao suicídio, chamado de Setembro Amarelo. A mesa de abertura foi composta pela coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, Cristina Lócio, e pela coordenadora do Uniaps, Maria Benvinda de Sá. “A Unidade de Apoio Psicossocial estabeleceu uma política de atuação preventiva e assistencial ao trabalhador, buscando a melhoria individual e coletiva”, afirmou Cristina Lócio.

 

O tema de abertura foi abordado pela médica do Uniaps, Rosa Miranda, com a participação da assistente social, Jéssica Alline, e da estagiária de psicologia do Uniaps, Ana Pessoa. Ligado à secretaria executiva de Gestão do Trabalho, Educação em Saúde (SEGTES), o serviço foi criado com o objetivo de cuidar da saúde dos profissionais e atuar na prevenção de doenças e assistência aos servidores e promove atividades que auxiliem no crescimento profissional dos servidores.

Para prestar atendimentos, a Uniaps conta com equipe técnica multiprofissional composta por psiquiatra, clínico geral, três psicólogos, três assistentes sociais, terapeuta ocupacional e sanitarista.

Reconhecimento – Dois programas que integram a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) foram vencedores do Prêmio InovaSUS 2015 - Gestão do Trabalho em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O Programa de Retorno Assistido, política de reinserção do servidor adoecido ao ambiente de trabalho, e do Programa de Preparação para Aposentadoria, ficaram em 11º e 20º.