A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) implantou um grupo de trabalho para discutir a formação de enfermeiros obstetras por meio das Residências em Saúde em Pernambuco. A iniciativa pioneira da Diretoria Geral de Educação na Saúde/SEGTES (DGES) emergiu das discussões realizadas com as Comissões de Residência Multiprofissionais em Saúde (COREMU), buscando qualificar e expandir as residências em enfermagem obstétrica em Pernambuco.

Pernambuco é um dos pioneiros no Brasil na implantação de Programas de Residências e atualmente é o principal centro de residência do Norte-Nordeste e um dos principais centros do País, investindo recursos na ordem de 65 milhões/ano em bolsas de residência.

No início de 2015 o estado aumentou as vagas de residência em enfermagem obstétrica em 47%, especialmente na Região Metropolitana e interiorizou em 2016 para Caruaru, Garanhuns e Arcoverde. Além disso, a SES investiu na nomeação de novos servidores, enfermeiros obstetras, para atuar nestes serviços, qualificando a assistência e ampliando a capacidade da rede de saúde de formar novos especialistas.

A SES tem o papel também de induzir que a formação dos enfermeiros obstetras seja realizada em  consonância com as necessidades do SUS/PE para o fortalecimento das redes de atenção à saúde. 

Assim, o objetivo do GT é construir diretrizes estaduais para a formação em enfermagem obstétrica na modalidade de residência em saúde subsidiando a analise e rediscussão dos programas atualmente desenvolvidos e futuras ampliações. O GT é composto por 01 membro de cada Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) que possui o programa de residência em enfermagem obstétrica, das Instituições ESPPE, UFPE, UPE e  IMIP; 01 membro da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco SES /PE e 01 membro da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU Recife).

As reuniões ocorrem uma vez por mês e até o final do ano teremos uma proposta de matriz curricular baseada nas competências e habilidades necessárias para formação em enfermagem obstétrica para o Estado de Pernambuco, respeitando as especificidades de cada programa de residência.