Profissionais do Hospital Regional do Agreste (HRA) apresentaram, na última sexta-feira (17.11), projeto de intervenção como um dos critérios para conclusão do curso de Especialização em Atenção ao Paciente Crítico, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, no Recife. Intitulado “Horizontalidade: A Busca por uma Assistência Desfragmentada”, o estudo do grupo de quatro profissionais de saúde do HRA objetiva implantar estratégias de gestão com a finalidade de promover a melhoria do fluxo assistencial dos pacientes acompanhados pela clínica de cirurgia geral da unidade. O curso durou dez meses e aconteceu no Hospital das Clínicas da UFPE.

O HRA é referência para pacientes de 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres). Entre as especialidades oferecidas pelo hospital, encontram-se os seguimentos de traumato-ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e buco-maxilo-facial, além dos serviços de alta complexidade relacionados à nefrologia e exames de imagem. Os casos de trauma da instituição representam cerca de 700 internamentos e 615 cirurgias por mês.

O ponto de partida para intervenção que será trabalhado pela equipe é o processo Gestão da Clínica, que visa aproximar áreas técnicas assistenciais de áreas estratégico-gerenciais com intuito de fortalecer a gestão institucional com ênfase nos aspectos educacionais e de atenção à saúde. O aperfeiçoamento dos processos de trabalho na enfermaria de cirurgia geral, o aprimoramento na hora da tomada de decisão, ações para promoção da rotatividade dos leitos e a implantação de instrumentos de gestão da clínica estão entre os pontos abordados no projeto de intervenção.

Entre as ações propostas para o melhoramento da rotina no Hospital Regional do Agreste está a instituição de um colegiado de cirurgia geral, a sensibilização dos profissionais quanto à importância do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar na assistência direcionada aos pacientes da clínica objeto do estudo, além da identificação de falhas de processos gerenciais, e a elaboração e implantação normas e diretrizes relacionadas à atuação das equipes.

“Nosso estudo visa ampliar as formas de atuação envolvendo o cuidado, a educação e a gestão no ambiente hospitalar. Pensar de forma completa sobre assistência ao paciente de forma desfragmentada e a utilizar de ferramentas de gestão da clínica para o acompanhamento da rotina de processos dentro da unidade, promovendo assim um olhar completo sobre o paciente, família e assistência pós-alta hospitalar”, afirmou a cirurgiã geral e uma das autoras do projeto, Agnes Jordão.

O trabalho foi idealizado pela cirurgiã geral, Agnes Fabíola Jordão Ramos, e pelas enfermeiras Desyane Naiady Oliveira Farias, Maria Stella Amorim de Lima e Patrícia Leal Viana. Também participaram do curso de especialização, profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, dos Hospitais Universitários da Paraíba (Lauro Wanderley, João Pessoa, e Alcides Carneiro, em Campina Grande, além do Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela, vinculado à gestão estadual de Alagoas.