A terceira fase da atualização voltada para o processo de reabilitação de crianças diagnosticas com a Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia (SCZ), acontece nesta segunda-feira (29.01), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Recife. Profissionais de reabilitação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e Hospitais Regionais participam de curso de atualização, uma das ações desenvolvidas para o acompanhamento dos casos que passaram a ser observados em Pernambuco desde 2015.

Neste terceiro encontro, a equipe Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), parceria no acompanhamento desses pacientes, vai apresentar algumas experiências exitosas alcançadas no tratamento desses pacientes. O curso é organizado pela coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.

“Quando começamos todo o trabalho, tivemos que aprender a como lhe dá com Síndrome, pois tudo era muito novo para todos, tanto no âmbito da assistência quanto em reabilitação. Para terceira etapa do curso de atualização, trabalhamos junto aos conselhos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. A proposta de integração é perfeita porque cada ator desse processo não pode e não consegue atuar sozinho, é preciso continuar a desenvolver ações de forma integrada”, afirmou a diretora de política estratégicas da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, Flávia Magno.

FASES – O curso de atualização consiste em três fases. A primeira aconteceu em junho de 2016 com fase teórica, por meio de seminário com a participação de mais de 300 profissionais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior do Estado. No segundo momento, nos meses de setembro e outubro, profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional, psicólogos, pediatras e fonoaudiólogos realizaram a parte prática do atendimento, pois serão facilitadores e multiplicadores em suas regiões, e irão acompanhar o dia-a-dia do atendimento realizado na AACD às crianças com Microcefalia, paralisias cerebrais e outras síndromes neurológicas.