Os funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participaram, na manhã desta quarta-feira (31.01), da Freira do Troca, no hall da sede do órgão, no Bongi. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores sobre a economia solidária, variedade de práticas econômicas baseada na cooperação e autogestão. Com isso, busca-se trabalhar os princípios da solidariedade, cooperação, consumo consciente e respeito à natureza. 
 
Para participar da Feira do Troca, o servidor precisou se cadastrar antecipadamente, trazendo o objeto a ser trocado ou informando um serviço que ele poderia prestar. Entre os serviços oferecidos, corte de cabelo, massagem, designer de sobrancelha, manutenção de computador, criação de site, hospedagem de cachorro, entre outros. Também foram ofertados acessórios e peças de vestuário, produtos de cozinha, equipamentos, ferramentas e objetos de decoração. Todos os produtos precisam estar em bom estado e os serviços precisam respeitar o ser humano e o meio ambiente. 
 
Uma moeda de troca social (Pila) foi criada para dar valor a cada serviço ou produto, possibilitando as trocas. Neste primeiro momento, 30 servidores participaram e 61 serviços e produtos foram oferecidos. A ação será realizada mensalmente, com a próxima marcada para 28.02 – o cadastro e a entrega dos materiais devem ser feitos até 27.02.