A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu o acolhimento de mais de 1.400 novos residentes, entre Residência Médica e em área Profissional da Saúde, nesta quinta-feira (01.03), no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Olinda. O Estado de Pernambuco conta com 38 instituições que ofertam Residência, sendo 32 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 6 no Interior (Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina). As residências médicas e em área profissional da saúde são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por treinamento em serviço.

"A residência médica é um momento crucial na vida profissional, não hesitem em construir e dedicar os próximos anos à formação de vocês. Graças ao legado de várias pessoas, a residência médica em Pernambuco é referência nacional, avançou tanto na residência médica quanto profissional", pontuou o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa. A secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Callou, também fez palestra com o tema: O SUS que temos e o SUS que queremos. Atualmente, são 2.773 residentes atuando na rede de saúde do Estado, representando um investimento anual de R$ 110 milhões, dos quais R$ 65 milhões são custeados pelo tesouro estadual. A bolsa dos residentes é de R$ 3.330,43 e todos iniciam as atividades no dia 01.03.

Para o ano de 2018, a SES fortaleceu os programas de acesso direto na residência médica no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), com abertura do programa de anestesiologia, e no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, com abertura dos programas de anestesiologia, clínica médica e cirurgia geral. Estes novos residentes médicos em Caruaru fortalecem a formação em serviço em consonância com a interiorização dos cursos de medicina e o atendimento à população da IV Regional de Saúde.

"Nas demais categorias, houve expansão em áreas estratégicas para o SUS em Pernambuco, destacando-se enfermagem obstétrica com novo programa em Salgueiro e ampliação de vagas em Caruaru, esta formação interiorizada fortalece as ações de atenção à saúde da mulher com ênfase ao parto humanizado. Mais uma vez, o Estado de Pernambuco se destaca a nível nacional com ampliação de vagas em áreas estratégicas para o SUS e no cenário de redução de investimentos pelo ente federal, apoia os serviços financiando a quase totalidade das novas bolsas", comenta a diretora geral de Educação na Saúde da SES, Juliana Siqueira.