A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, integrante da secretaria-executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), possui, atualmente, quatro Programas de Residências vinculados a sua Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde. Três desses programas são descentralizados, atendendo uma das diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde, interiorização do ensino em áreas estratégias, visando o fortalecimento da Regionalização e valorização dos trabalhadores.

Na última quarta-feira (28/02) ocorreu o encerramento das atividades da 2ª turma (2016-2018) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde da ESPPE, desenvolvido ocorre de forma descentralizada e interiorizada em 8 Gerências Regionais de Saúde ( IV, V, VI, VII, IX, X, XI, XII).

No período da manhã, foi realizada a apresentação e discussão por vídeoconferência do ciclo temático sobre a Política Nacional da Pessoa com Deficiência, temática que foi desenvolvida em atividades no módulo de Atenção Integral. Após este momento contamos com a participação do docente Domício Sá para uma aula de encerramento abordando a situação atual do SUS e ressaltando a importância da ESPPE na interiorização do processo de formação e da educação permanente e o compromisso dos novos sanitaristas na luta por um SUS de qualidade neste novo contexto.

Nos dias 07, 08 e 09 de março na sede da SES e na sala do telessaúde do COSEMS serão realizadas bancas de defesas dos Trabalhos de Conclusão dos Residentes - TCR, em conexão por videoconferência com as Regionais de Saúde envolvidas. Este é um momento relevante, onde gestores, preceptores e todos os envolvidos no processo da Residência terão a  oportunidade de visualizar e discutir o retorno do objeto da pesquisa para aplicação e multiplicação nos serviços do SUS PE. Ao final das defesas dos TCR, teremos 50 novos sanitaristas formados pela ESPPE com capacidade para atuar na gestão do SUS.

Dando continuidade a programação, tivemos a tarde um momento de resgate dos momentos vivenciados através de fotos e depoimentos de gestores, preceptores, OCP sobre a relevância e contribuição dos residentes no processo de trabalho da GERES trazendo uma  visão multiprofissional aos serviços de saúde. 

Destacamos que nesse ano também, faremos a conclusão da 1ª turma do Programa de Enfermagem Obstétrica. Esse Programa foi implantado em 2016, com 06 vagas, abrangendo 03 Regionais de Saúde (IV, V e VI) área prioritária da SES PE. A partir da turma dessa Residência iniciada em março/18, o Programa conta com a ampliação de 04 novas vagas, 02 foram para contemplar  a VII Regional de Saúde e as outras duas foram ampliadas para a IV Regional de Saúde.

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital Regional Dom Moura, Garanhuns/PE, tem como instituição formadora a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Objetiva formar especialistas em Gestão do Cuidado tendo como foco o compartilhamento de saberes de diversas áreas da saúde com vistas a um atendimento hospitalar integral, realizado de forma interdisciplinar.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da FIOCRUZ-PE é desenvolvido pelo Departamento de Saúde Coletiva - NESC do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (unidade localizada no Campus da UFPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), desde 1990. Tem por objetivo formar Sanitaristas com visão geral (Lato sensu), comprometidos com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira, com vivência teórica e prática para uma atuação crítica e reflexiva (práxis) nos diversos espaços de gestão do Sistema Único de Saúde - SUS.