Alinhar as estratégias de ensino pedagógico e de monitoramento e avaliação dos residentes são algumas das atribuições do preceptor. E para atualizar esses profissionais que contribuem para formação de ensino-aprendizagem dos residentes de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Fisioterapia, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) realiza, de 8 a 21 de fevereiro, o Curso de Qualificação voltado para preceptores e tutores da Residência Multiprofissional. A atualização é promovida em parceria da unidade de saúde com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Participam da atualização preceptores do Dom Moura e de outros dispositivos de saúde que estão presentes no rodízio dos residentes, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Unidades de Saúde da Família (USF) e na V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns. 

Entre as atividades desempenhadas pelos preceptores está o papel de planejar e estimular o raciocínio e a postura ativa dos residentes, analisar e avaliar o desempenho acadêmico e profissional dentro do serviço. O curso será ministrado pela coordenadora do Programa de Residência do Dom Moura, Bruna Souza, pela vice-coordenadora Reila Leliana, e a tutora do Programa, Gorethe Lucena, e pelos docentes Robervan Pedroza, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Pesqueira, e Sinara Almeida da Universidade de Pernambuco – Garanhuns. 

“Esta qualificação objetiva reunir os preceptores e tutores do Programa de Residência Multiprofissional para conhecerem o projeto político-pedagógico, compreendendo todo o processo de trabalho do Programa. Desta forma, fortalecemos o processo de ensino-aprendizagem dos residentes, além de fortalecermos ainda mais os vínculos com preceptores e tutores”, destacou a coordenadora do Programa de Residência do Hospital Dom Moura, Bruna Souza.