O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, visitou na última segunda-feira (08/01) o Hospital Regional do Agreste Waldomiro Ferreira, localizado em Caruaru. Acompanhado pelo secretário-executivo de Assistência à Saúde, Humberto Antunes, e pelo secretário-executivo de Promoção à Saúde, Saneamento e Meio Ambiente, Cláudio Duarte, Jorge Gomes pôde conferir de perto as instalações da unidade.

Essa é a primeira de uma série de visitas que o secretário pretende fazer para tomar conhecimento da situação dos hospitais públicos de Pernambuco. “Já estamos realizando um levantamento das unidades, tanto da Região Metropolitana quanto do interior. É uma prioridade para nosso governo recuperar esses hospitais, investindo em recursos humanos, estrutura física, equipamentos e medicamentos”, afirmou Jorge Gomes.

A descentralização do sistema público de saúde de Pernambuco também é outra meta para a gestão do novo secretário, que já deu início ao plano de construir três novos hospitais na RMR. Já em fase de negociação, o primeiro deles deverá ser erguido entre Paulista e Abreu e Lima. A construção das três unidades deverá evitar a migração de pacientes da Mata Norte e Interior para os hospitais da RMR, reduzindo a superlotação na capital.

Além disso, consciente da importância da integração no SUS, o secretário Jorge Gomes já pensa no estreitamento das relações entre Estado e municípios. “Com parceria e união, poderemos resolver grandes problemas da saúde do Estado”, ressaltou. Para trabalhar este ano, a nova gestão terá cerca de R$ 860 milhões do orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa. “Caso precisemos de recursos extras para executar projetos, vamos pedir ajuda externa, principalmente do Ministério da Saúde”, complementou.

Perfil – Formado em Medicina pela UFPE em 1970, o secretário Jorge Gomes possui uma vasta experiência na política e também no gerenciamento da rede pública de Saúde. Na década de 70, Jorge Gomes foi funcionário público da Secretaria Estadual Saúde (SES) e do Inamps, vinculado ao atual Ministério da Saúde. Em 1983, assumiu o cargo de secretário de Saúde de Caruaru e, de 1987 a 1988, foi diretor da IV Regional de Saúde da SES.

Na esfera política, o atual secretário começou as atividades como vice-presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina. De 1988 a 1990, foi vice-prefeito de Caruaru e, de 1991 a 1994, deputado estadual. Além disso, foi vice-governador de Pernambuco entre 1995 e 1998, atuando também como secretário de Governo na gestão de Miguel Arraes. Foi eleito novamente deputado estadual (exerceu de 1999 a 2002) e, em 2004, tornou-se deputado federal, função que vinha desempenhando até ser convidado a assumir a Secretaria Estadual de Saúde.