A Diretoria Geral de Educação em Saúde, da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, iniciou, na última semana, as Oficinas Regionais de Educação Permanente em Saúde. As capacitações, promovidas em parceria com Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e a Comissão de Integração Ensino-Serviço Estadual, fazem parte das ações elaboradas a partir do IV Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde, realizado em agosto de 2018 e que culminou na construção do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEPS-PE 2019-2022). Os treinamentos seguem até agosto deste ano.

Também uma das ações previstas no Programa de Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde (PRO EPS-SUS) Pernambuco, as Oficinas são destinadas a gestores estaduais e municipais, representantes de instituições de ensino, conselheiros de saúde, além de trabalhadores e representantes de movimentos sociais que possam contribuir com o debate regional e estadual da Política de Educação Permanente em Saúde. As inscrições dos gestores municipais estão sendo articuladas por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres).

As Oficinas buscam, entre vários pontos, mobilizar a formação política de representantes na área, além de discutir novas proposições ao PEPS-PE e planejamento anual do Plano de Educação Permanente em Saúde de Pernambuco.

A 1ª Oficina Regional foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, contemplando os representantes das I e III Geres. A conferência de abertura, ministrada pelo professor Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tratou do seguinte tema: A Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na consolidação do SUS. A programação também contou com encontro das Residências em Saúde do Estado com representantes de segmentos envolvidos no processo para discussão de estratégias sobre participação de Pernambuco no Encontro Nacional de Residências, a ser realizado no mês de outubro, em Natal (RN).

Confira a programação das Oficinas Regionais de Educação Permanente em Saúde:

1ª Oficina - 06 e 07 de junho | I e III Geres

2ª Oficina - 13 e 14 de junho | II e XII Geres