A saúde da criança e da mulher recebe atenção especial nos onze municípios sob os cuidados da IX Gerência Regional de Saúde (IX Geres). O trabalho é focado em diminuir os índices de mortalidade materno-infantil na região, por meio da preparação dos agentes de saúde – com o apoio do programa Mãe Coruja – para ir até a população com informações que ajudem a prevenção de doenças como câncer do colo do útero.

O carro-chefe da IX Geres é o Hospital Fernando Bezerra, cuja gestão foi recentemente transferida para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisap). Com a mudança, as responsabilidades são compartilhadas e os serviços da unidade de saúde vão passar por constante avaliação e melhorias.

Para garantir as capacitações necessárias, a IX Geres criou o Plano Regional de Educação Permanente e Saúde (Parepe), que envolve os técnicos de todos os municípios na definição dos cursos mais importantes.

DADOS

Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

População: 345.311 habitantes.

Unidade hospitalar: Hospital Regional Fernando Bezerra (Ouricuri).

Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe): Araripina, Ouricuri.

Fundação Hemope:  Hemocentro Regional Ouricuri.

Região:
Interior