Trabalho intitulado “Vigilância do óbito de tuberculose: operacionalização, potencialidades e limites em Pernambuco” e apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (16ª Expoepi), recebeu prêmio de Melhor Experiência na área de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis de condição crônica. Além do prêmio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu ainda uma menção honrosa pelo desenvolvimento da experiência: “Notificação compulsória imediata dos casos de violência sexual e tentativa de suicídio estadual: articulando a rede de cuidados e proteção”. O encontro, que acontece a cada dois anos, foi promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília, de 4 a 6 de dezembro. 

Representando o Estado de Pernambuco, a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, apresentou palestra com o tema: “A Vigilância em Saúde para além das normas e dos números: o caso de Pernambuco”, onde elencou as principais estratégias e qualificações desenvolvidas na área. A Expoepi reuniu experiências em epidemiologia, prevenção e controle de doenças no Sistema Único de Saúde.  

 

Os participantes inscritos tiveram que apresentar experiências bem-sucedidas que contribuíram para a melhoria da assistência prestada à população nos últimos dois anos. Os trabalhos foram relacionados à Vigilância em Saúde. A apresentação da SES, vencedora na 16ª edição da Expoepi, foi de autoria de Viviany Souza de Oliveira, apresentadora do trabalho para o público presente no evento, Cândida Ribeiro; Marcella Abath; Rosimeiry Lins; Raissa Oliveira; Maria Clara Lima e Jaqueline Silva.  

“A Expoepi é o evento em que nós da Vigilância em Saúde temos a oportunidade de compartilhar nossas experiências exitosas, e também de aprender com os estados e municípios. Voltamos desse evento com a bagagem cheia de conhecimento e com os ânimos renovados, motivados para seguir em frente, qualificando e inovando na Vigilância em Saúde. O prêmio e a menção honrosa que nossa equipe conquistou nos dão a certeza que estamos caminhando no caminho certo e desenvolvendo trabalhos significantes em vigilância em Pernambuco”, destacou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque.  

 

Durante o evento, foi destinado um momento para apresentação do Ministério da Saúde, dos Estados e dos municípios. Os profissionais de Vigilância em Saúde da SES foram representados pela secretária-executiva, Luciana Albuquerque. Em sua explanação, o trabalho de vigilância desenvolvido pelo Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, com ações nos municípios prioritários, estruturação da Rede de Atenção, ações educativas e de mobilização social e iniciativas intersetoriais.  

A implantação do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), em 2014, e o que já foi desenvolvido, a exemplo das Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT) e os ciclos de monitoramento, como também a vigilância dos óbitos. A apresentação da gestora possibilitou um panorama da vigilância das arboviroses e das ações do Projeto Prevenção para Tod@s, que oferta testagens rápidas para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.