Na última quinta-feira (12.12), foi realizada, em Salgueiro, a Oficina de Planejamento das Comissões Permanentes de Integração Ensino- Serviço (Cies) das III e IV Macrorregiões de Saúde do Estado, com 55 participantes. Conduzido pela Diretoria Geral de Educação na Saúde e Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), a reunião teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2019 e planejar as ações regionais do Plano de Educação Permanente em Saúde para o ano 2020. A oficina de Planejamento das Cies regionais da I e II Macrorregiões de Saúde já tinha acontecido no dia  28 de novembro de 2019 no Instituo Aggeu Magalhães/Fiocruz.

Durante o encontro no Sertão, cada uma das seis Regionais de Saúde (VI, VII, VIII, IX, X, XI) apresentaram os avanços e desafios da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito regional. A Diretora Geral de Educação na Saúde, Juliana Siqueira, mostrou e debateu as ações previstas para o próximo ano, de acordo com o Plano de Educação Permanente em Saúde do Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) construiu de forma coletiva, democrática e pactuada nas instâncias de gestão e de controle social do SUS, o Plano de Educação Permanente em Saúde 2019-2022, constituído pelos seguintes eixos: Governança da Política Estadual de EPS; Desenvolvimento da Gestão e do Controle Social; Desenvolvimento e Disseminação de Capacidade Pedagógica no SUS; Rede SUS Escola; Desenvolvimento da Atenção – Redes Integradas e Linhas de Cuidado; Comunicação e Gestão do Conhecimento Aplicado ao SUS.

Pernambuco é um dos Estados que mais investe na Política de Educação Permanente em Saúde e um dos poucos que instituiu Comissões de Integração Ensino Serviço (Cies) de forma regionalizada. As  Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior estão preconizadas na Lei Orgânica da Saúde de 1990 (Art. 14). A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde foi criada pelo Ministério da Saúde em 2004 e foi um marco na institucionalização de políticas indutoras da formação de trabalhadores para o SUS.