A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Habitação (SEDUH) finalizam nesta terça-feira (17.12) a primeira turma do curso de aperfeiçoamento dos profissionais dos programas Academia da Cidade (PACID) e Academia da Saúde (PAS). Nesse primeiro momento, terminam as atividades 97 discentes das I, II, III e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes no Recife, Limoeiro, Palmares e Goiana, respectivamente. Para selar o encerramento, aconteceu na manhã desta terça a I Mostra do Curso de Aperfeiçoamento em Ações Estratégicas para Profissionais dos PACID/PAS, no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe). 

Para a I Mostra, foram convidados gestores e equipes de referência das Gerências Regionais de Saúde (Geres), secretários municipais de saúde, representantes do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES), além de tutores e discentes do curso. O momento foi pensado para compartilhar as experiências desenvolvidas nos municípios pelos profissionais participantes no curso, objetivando disseminar ideias positivas e que possam ser implantadas em outras localidades.  

 

"O curso oferta temas que foram demandados pelos próprios profissionais dos polos após o monitoramento periódico feito sobre as suas atividades. Essa iniciativa veio preencher a lacuna conceitual e de desenvolvimento de práticas voltadas para acolhimento e vinculação de crianças e adolescentes, homens e população idosa nos polos dos programas, bem como a discussão com o controle social. Tudo isso aprimora a oferta de ações de promoção à saúde por parte das equipes", afirma a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES-PE, Sandra Souza. 

A construção do curso, a distância e com algumas atividades presenciais, foi realizada de forma conjunta pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio das Secretarias-Executivas de Vigilância em Saúde, de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, de Atenção à Saúde, e pela Gerência de Acompanhamento e Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Habitação de Pernambuco. Para 2020, espera-se abrir uma nova turma para contemplar os profissionais das IV e V Geres, sediadas em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. O planejamento é finalizar o curso para todas as Geres em 2021, totalizando 16 turmas e em torno de 500 profissionais participantes.  

O Programa Academia da Saúde tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde e a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura e profissionais qualificados. Os polos do programa são espaços públicos, que compõem a Rede de Atenção à Saúde, construídos para o desenvolvimento das ações do programa em conjunto com as equipes da Atenção Básica, especialmente com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).