Dar o exemplo, muitas vezes, é uma maneira eficaz de alertar às pessoas para assuntos importantes da saúde. A partir dessa premissa, a II Gerência Regional de Saúde, na última segunda-feira (26/10), promoveu a testagem rápida de profissionais da II Geres e do Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, como parte da Campanha de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita 2020, em Pernambuco. O mês de outubro, com base no terceiro sábado do mês, é dedicado à mobilização contra a doença, com efeitos danosos ao corpo humano, que podem levar à morte.

Por meio da Coordenação Regional de Vigilância, e apoio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, a campanha  incentiva os municípios, por meio das respectivas unidades de saúde, a desmistificar a doença, ainda carregada de tabus.  E reforça a promoção de iniciativa, com intuito de levar informação sobre a sífilis para todos, e, consequentemente, minimizar suas causas.

A sífilis pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, com inflamação da aorta, além de provocar lesões na pele e nos ossos. No caso da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê, durante a gestação, além de aborto, ela pode acarretar em uma má formação fetal. Mais: nos primeiros meses de vida, tende a ser uma porta de entrada para pneumonia, causar feridas no corpo, ocasionar alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e levar à cegueira.

Este ano, reforçaram-se as ações inter e intrassetorial para um enfrentamento de forma transversal, não apenas pela luta nacional contra a sífilis, mas também pelos últimos números oficiais apresentados pelo Estado.

Em 2020, no informe epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), relativo aos números de 2019, houve uma redução de 12,8% dos casos da sífilis congênita. Em contrapartida, com relação ao público geral, com base em todas as possibilidades de infecção, detectou-se um crescimento de 3,5% de contaminados.

“A Coordenação Estadual de Vigilância encaminhou as ações para todas as Geres, a fim de que a gente incentivasse os testes rápidos e detecção de novos casos para que possamos encaminhar essas pessoas para serem tratadas. As cidades já estão se movendo, fazendo palestras, rodas de conversa e lives sobre o assunto”, informou a Luciana Bezerra da Silva, Gerente da II Regional de Saúde.

A partir dos testes rápidos, gratuitos, a condução da doença se torna mais fácil, com ampla possibilidade de cura. Em caso de resultado positivo, a pessoa é automaticamente encaminhada a fazer o tratamento pelo SUS. Pela importância de quebrar paradigmas da doença – inclusive de que só as mulheres são submetidas aos testes de sífilis -, Luciana Bezerra, ao lado de Evaneide Barros, coordenadora da Regional de Vigilância, pôs em prática a ideia de testar os profissionais de saúde da II Geres e do Hospital Regional José Fernandes Salsa. Uma ação simples, mas importante para reforçar a campanha.