O ano de 2021 foi declarado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como o “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores”, em reconhecimento a esses profissionais pela dedicação durante as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Segtes), aderiu a essa campanha, lançando um conjunto de ações articuladas entre as diversas áreas da Saúde e da Educação.

O ESSPE Debate Virtual, que aconteceu no último dia 28 de julho, marcou o início das ações que estão programadas para ocorrer até o mês de outubro deste ano. Na oportunidade, participaram do encontro Fernando Menezes (professor da UFPE e ex-chefe da Unidade de Recursos Humanos da Opas/Washington), Mónica Padilla (coordenadora da Unidade Técnica de Sistemas de Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para Saúde - Opas/OMS Brasil), Maria Helena Machado (pesquisadora titular da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruz), Fernanda Tavares (secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES-PE) e Pedro Miguel (diretor do Instituto Aggeu Magalhães –Fiocruz/PE), como mediador do debate.

O tema escolhido para o debate foi “O trabalho em saúde: contextos, avanços e perspectivas no âmbito da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, trazendo esclarecimento, contribuições e reflexões sobre a importância do trabalhador da saúde e da força de trabalho, como também a importância da qualificação e da formação desses profissionais.

Durante o encontro, os convidados abordaram os seguintes aspectos: contextos e perspectivas em recursos humanos, problemas estruturais da desigualdade, informalidade e pobreza dentro do cenário pandêmico, orientação da educação na atenção primária e na educação básica em saúde, ano internacional dos trabalhadores e cuidadores da saúde (proteger. investir. juntos), impactos no acesso à saúde e serviços de saúde, pesquisas que visam compreender o que está acontecendo com os trabalhadores da saúde, que retrata a realidade dos profissionais de saúde, formação e qualificação dos trabalhadores de saúde, entre outros assuntos ligados ao tema.

A pesquisadora Maria Helena Machado destacou três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz, sendo que duas delas estão em andamento: “Profissionais de Saúde e o contexto da COVID -19 no Brasil” - que retrata a realidade dos profissionais de nível superior considerados pelo Conselho Nacional de Saúde; e “Trabalhadores Invisíveis da Saúde” -  pesquisa de campo que se propõe a discutir e denunciar a “invisibilidade” desses profissionais. Ha, ainda, uma pesquisa que está por iniciar, voltada para "Trabalhadores da Saúde Indígena do Brasil.” "Esses trabalhos têm o objetivo de compreender o que está acontecendo com os trabalhadores de saúde no Brasil e o que nós podemos fazer para melhorar ou para pelo menos traçar uma proposta para o futuro desses profissionais”, ressalta.

Programação das próximas ações:

RODA DE DIÁLOGOS - 25 DE AGOSTO

TEMA: “ATUAÇÃO DOS TRABALHADORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA E ELEMENTOS ESTRATÉGICOS PARA FORTALECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE SAÚDE DOS TRABALHADORES NO SUS/PE”

OBJETIVO: Debater sobre a atuação dos trabalhadores da Saúde, destacando o cenário da Pandemia da COVID-19 e os elementos estratégicos da Gestão de Trabalho e Saúde do trabalhador, dando visibilidade e voz a trabalhadores(as) que estão no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

RODA DE DIÁLOGOS – 29 DE SETEMBRO

TEMA: “CUIDADO DE PROCESSO E TRABALHO E TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE”

OBJETIVO: Refletir sobre o cuidado em saúde nos territórios e o processo de trabalho integrado. Dialogar com as experiências na gestão do cuidado e processo de trabalho em saúde, vivenciadas nos serviços de saúde em Pernambuco, com ênfase na interprofissionalidade e articulação nas ações de Formação – Intervenção do Projeto de Dimensionamento da rede materno infantil.

ESPPE DEBATE – 27 DE OUTUBRO

TEMA: “O PAPEL DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO SUS E DO CUIDADO EM SAÚDE”

OBJETIVO: Debater sobre a estruturação da Política de Saúde no estado de Pernambuco: desafios e potencialidades. Destacar o papel no fortalecimento da Gestão do SUS, estruturação da regionalização e organização das Redes de Atenção à Saúde. Inovações e desafios no desenvolvimento das ações para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, enfatizando o apoio à Gestão dos Serviços e a atenção à saúde nos territórios.

Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE): www.youtube.com/esppe