A VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, iniciou nesta segunda-feira (29/11) o Curso de Qualificação em Ações de Vigilância Sanitária. A programação, que conta a presença de 100% dos técnicos de Vigilância Sanitária (Visa) dos sete municípios que compõem a VII Geres, segue até a próxima sexta-feira (03/12). A palestra de abertura foi ministrada pelo gerente geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Josemaryson Bezerra.

Nesta segunda (29), o debate é voltado para a introdução à vigilância sanitária, com palestras que abordam desde o Histórico da Vigilância Sanitária até aatuação da área durante a pandemia da Covid-19. Já na terça (30), a programação abordará inspeção sanitária e noções de processo administrativo sanitário. Na quarta (1º/12), os debates serão sobre vigilância em alimentos e em serviços de Interesse para a Saúde. Na quinta (2), o Curso abordará a vigilância em serviços de saúde, farmácias e drogarias e conceitos sobre o Sistema de Informação aplicado à Vigilância Sanitária (SEVISA). 

Na sexta-feira (3), último dia de programação, a carga horária será direcionada para atividades em campo com a equipe de cada município mediante cronograma previamente estabelecido. 

"O Curso tem como objetivo fornecer apoio aos municípios quanto à atualização em Vigilância Sanitária, assim como atualizar os conhecimentos dos técnicos em Vigilância Sanitária dos municípios da VII Geres para atuação em seus territórios", pontua a gerente da VII Geres, Maria Auxiliadora Vasconcelos.