Desde a última segunda-feira (31/01), as equipes do programa Vacina Mais Pernambuco estão na ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ofertando a vacinação contra a Covid-19 de porta em porta, principalmente em áreas de difícil acesso. Em dois dias de ação, já foram imunizadas 386 pessoas pessoas, sendo 135 com a primeira dose, 61 com a segunda dose e 190 com a dose de reforço. A iniciativa, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), busca encontrar os bolsões de suscetíveis para ampliar a proteção contra a doença no Estado.

"Chegamos a um momento que tem pessoas que não tiveram acesso aos serviços, que não conseguiram se deslocar até os locais de vacinação. São pessoas que estão expostas. Se a gente não chegar, o quanto antes, até essas pessoas, elas podem ser as próximas a adoecer, complicar e morrer. Então é uma vacinação que a gente não está atrás de um grande volume, mas de achar pessoas e de garantir que todas sejam vacinadas", afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

As equipes do programa, formadas por vacinadores e digitadores, conversam com a população, explicam a importância de se vacinar e buscam tirar as dúvidas daqueles que ainda têm algum medo ou desconfiança desse imunizante. "As pessoas que hoje estão sem vacina são pessoas que têm, de fato, alguma dificuldade ou o próprio descrédito na vacinação, e esse grupo é que vai ajudar a permanecer o número de casos e manter a alta transmissibilidade. Por isso que a gente precisa vacinar todos”, reforça Ana Catarina.

A ilha de Itamaracá é o primeiro local da RMR a ser beneficiado com a ação do Vacina Mais Pernambuco. Anteriormente, as equipes estiveram em nove municípios da Zona da Mata e Litoral Sul.

BALANÇO DO VACINA MAIS - Desde 15 de dezembro de 2021, as equipes do Vacina Mais Pernambuco já aplicaram mais de 14,5 mil doses de vacinas. Foram beneficiadas pessoas dos municípios de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, todos na Zona da Mata e Litoral Sul e que integram a III Gerência Regional de Saúde (Geres), além de Itamaracá.

Para elencar os municípios a receberem os profissionais, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados. Todo esse trabalho vem sendo realizado pela equipe técnica do PNI-PE em parceria com a Geres de abrangência e os municípios beneficiados, além da Opas/OMS. Nas ações, além dos vacinadores, há registradores equipados com tablets para alimentar de imediato as informações no sistema oficial que agrega os dados de vacinados do país.