Durante visita pelo Sertão do Pajeú, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (18/03), a primeira etapa das obras de ampliação do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), localizado em Afogados da Ingazeira e referência em média complexidade para atendimentos de urgência e emergência na região. Ao todo, a unidade passar a contar com 40 novos leitos, sendo 30 de cirurgia geral e 10 pediátricos.

Após as obras, que tiveram início no mês de maio, o Hospital ganha uma nova ala de clínica cirúrgica, com mais de 500 m² de área construída, formada por cinco enfermarias climatizadas, com 30 novos leitos de internação para adultos. Além disso, a unidade também será reforçada com uma nova enfermaria pediátrica, totalmente climatizada, com 10 leitos, para o atendimento especializado de crianças que precisam de assistência médica hospitalar de média complexidade. Com os novos 40 leitos, o Emília Câmara amplia em mais de 60% sua capacidade de atendimento, saindo dos atuais 62 leitos para 102.

"Com a nova ala cirúrgica, teremos um aumento de 100% no quantitativo de cirurgias realizadas pelo programa Opera Mais Pernambuco na unidade. Além da nossa produção de 250 cirurgias/mês, estamos realizando cerca de 30 cirurgias eletivas pelo Programa. Com os novos leitos, iremos realizar 60 procedimentos/mês, dando mais celeridade aos mutirões e às necessidades da população, que foram reprimidas durante os piores momentos da pandemia", avalia o diretor do HREC, Sebastião Duque.

NOVAS OBRAS - Durante a inauguração dos novos setores, Paulo Câmara também visita, ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, do deputado federal Danilo Cabral, e lideranças da região, o local da segunda etapa das obras de ampliação do Hospital Regional Emília Câmara. Em um espaço de mil metros quadrados, a nova etapa vai incluir 10 leitos de UTI Geral adulto, além de uma nova área para os setores de Farmácia e Almoxarifado. A ordem de serviço para as obras na unidade foram assinadas por Paulo Câmara no ano passado, com investimento de R$ 3 milhões. Atualmente, a unidade já possui 10 leitos de UTI para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que foram inaugurados em 2020 - os primeiros da região e um legado da Pandemia.

"O projeto de interiorização da rede de assistência à saúde em Pernambuco e a ampliação da assistência hospitalar em todas as regiões do Estado é contínuo e uma prioridade do Governo Paulo Câmara. Sabemos da necessidade assistencial por leitos de terapia intensiva no Sertão do Estado e, sem dúvida, investimentos deste porte proporcionam mais qualidade de vida à população. Os leitos de UTI salvaram muitas vidas durante a Pandemia e são um legado para a população do Pajeú, proporcionando um atendimento com maior resolutividade", pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TOMÓGRAFO - O governador Paulo Câmara ainda anuncia, nesta sexta-feira, outro importante ganho para o atendimento à população do Pajeú, com a autorização para a compra de um tomógrafo para o Emília Câmara. O aparelho, que é utilizado para auxiliar no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo, contará com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Com a aquisição do aparelho, os pacientes da região não precisarão se deslocar para outras regiões para a realização do exame especializado.

Fotos: Heudes Regis/SEI