O presidente da empresa, Antonio Edson, e a diretora de Administração e Finanças, Luciana Silveira, acompanhados pelo chefe de Gabinete, Giovanni Albuquerque, receberam na indústria farmacêutica Hemobrás, em Goiana-PE, nesta quarta-feira (18/05), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso e um dos membros do Comitê Técnico Científico da Hemobrás, Artur Couto. A visita contou, ainda, com a participação dos membros do Conselho de Administração (CADM) e membros do Comitê de Auditoria (Coaud) da Hemobrás.

Na programação do encontro, uma apresentação institucional foi realizada, destacando os recentes progressos alcançados pela empresa, entre eles, os registros sanitários concedidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos medicamentos, Albumina Humana, Imunoglobulina Humana, Fator VIII da Coagulação e Fator IX da Coagulação; a realização de entregas dos hemoderivados, nos últimos meses, ao Sistema Único de Saúde (SUS), iniciadas pelos 15.600 frascos do Fator IX plasmático (indicado no tratamento da pessoa com hemofilia B), além de 13.319 frascos de Imunoglobulina Humana 5% (para tratamento dos Erros Inatos da Imunidade-EII).

Em reunião, os diálogos giraram em torno da necessidade de reconhecer a importância, no caso da Hemobrás, de ser uma indústria nacional no ramo de hemoderivados, com a qualificação da hemorrede, além de extremamente estratégica para o Brasil, proporciona alguns benefícios, como a expertise na fabricação dos medicamentos, a independência do mercado internacional, gera empregos e agrega o desenvolvimento técnico-científico, dentre outros.

Artur Couto, afirma que: “Fiquei bastante impressionado com o avanço das obras e feliz por ver já alguns processos produtivos em andamento. O grupo me pareceu bastante motivado e conhecedor do desafio que terão pela frente para colocar todo o projeto em operação. O envolvimento de toda a diretoria no projeto e dos comitês certamente poderão colaborador para o sucesso desta empreitada”.

André Longo demonstrou grande apoio e apontou boas perspectivas em relação à Hemobrás: “Há uma satisfação de ver esse projeto cada vez mais consolidado, dentro das suas operações, com possibilidades concretas já de trazer benefícios para toda sociedade brasileira. A gente tem uma expectativa muito grande em relação à Hemobrás, para que ela possa nos dar a autossuficiência em relação aos hemoderivados e aos produtos derivados do sangue. Então, é muito importante para gente, que ela possa estar em sua plena operação e nós, Secretários Estaduais de Saúde, através do Conass, damos apoio total para que esse projeto possa se consolidar como projeto estruturante para o Sistema Único de Saúde. O SUS precisa muito da Hemobrás funcionando em sua plenitude é o que a gente espera nesses próximos anos”.

 

O secretário de Saúde reforçou ainda o papel importante da Empresa para população: “Todos os produtos são essenciais, tanto albumina, como o fator 8 recombinante, como a imunoglobulina, que hoje é distribuída pelo Ministério da Saúde, inclusive com alguns momentos em que a gente não tem essa disponibilidade. Então, o fato dessa produção ser garantida aqui na Hemobrás vai sem dúvida nenhuma facilitar o acesso à população através do SUS, para que em breve a gente possa estar autossuficiente em todos esses produtos tão importantes para a sociedade brasileira.”

Texto e imagens: assessoria de comunicação Hemobrás