O governador Paulo Câmara e o administrador de Fernando de Noronha, Jorge Araújo, assinaram as ordens de serviço para o início das obras de ampliação do Hospital São Lucas, requalificação das ruas no entorno do Centro Histórico da Vila dos Remédios e a recuperação e pavimentação das ruas Dom Juquinha, Pinto Branco e Centro de Convivência Vila do Trinta.  Foram liberados recursos no total de R$ 5.119.686,30 para que sejam executadas as obras, que terão início ainda esse mês.

"Estas obras são fundamentais para garantir a melhoria da qualidade de vida dos noronhenses, ampliando e melhorando os serviços de saúde, assegurando a trafegabilidade, circulação e o atendimento da comunidade e de turistas e cuidando da conservação do patrimônio histórico de Fernando de Noronha", ressalta Jorge Araújo, administrador interino de Noronha.    

O Hospital São Lucas será contemplado com reformas na 2ª Sala de Estabilização (também chamada Sala Vermelha),  no Centro de Materiais e Esterilização, na Lavanderia, na Sala de Imobilização Ortopédica, no Núcleo de Epidemiologia, na Sala de Ultrassom, no Laboratório, na Sala administrativa – recepção da direção do hospital, além da readequação de dois consultórios. As obras de ampliação e construção também incluem cinco consultórios para atendimento de especialidades, uma recepção exclusiva para os ambulatórios de especialidades; uma brinquedoteca e dois banheiros com acessibilidade.

Após a restruturação da unidade hospitalar, a capacidade de atendimento será acrescida em mais de 40% dos atendimentos atuais, trazendo maior segurança e comodidade aos usuários do Arquipélago de Fernando de Noronha. A data máxima prevista para o término da obra é dia 28 de novembro de 2022.Estão sendo investidos R$ 715.000,00.

Foto: Georgia Kyrillos