A partir desta segunda-feira (12/12), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), localizada no município de Palmares, passa a fazer parte dos serviços de saúde a contar com a estratégia do Projeto Boa Visão, que oferta consultas oftalmológicas gratuitas para estudantes da rede pública de ensino estadual. Na unidade, a meta é atender 30 estudantes mensalmente.

Nesta segunda e terça-feira (12 e 13/12), os primeiros 30 alunos - triados pela equipe da Secretaria Estadual de Educação (SEE) por apresentarem alguma dificuldade ao enxergar - passarão por consulta com oftalmologista, e, caso seja necessário, receberão óculos corretivos confeccionados pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). Para o início da atividade, foram selecionados alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na Escola Estadual Padre André Albert Coopman, localizada no Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão.

A UPAE Palmares, inaugurada em setembro, é o segundo serviço a receber o Projeto na Zona da Mata Sul e o 11º ponto de atendimento do Boa Visão no Estado. Com a ampliação na região, passam a ser contemplados 14 novos municípios: Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Xexéu.

“A triagem de acuidade visual dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar, pelos professores e servidores das escolas. Esses profissionais passaram por capacitação promovida pelos agentes multiplicadores da Secretaria Estadual de Educação – que, por sua vez, já foram treinados por oftalmologistas. Sendo identificado que algum aluno possua um problema ocular, os triadores realizam o encaminhamento desses estudantes diretamente para consultas oftalmológicas nas UPAEs Palmares ou Escada, dependendo de seu município de residência”, explica a coordenadora do Projeto Boa Visão, Mayra Ramos.

“A principal finalidade do Projeto Boa Visão é proporcionar o diagnóstico de doenças oftalmológicas dos estudantes da rede estadual de ensino público, e oportunizar que eles tenham acesso a óculos de correção de maneira gratuita. A iniciativa ajuda também na melhora do rendimento escolar desses alunos evitando evasão e repetência escolar”, completou.

O Projeto Boa Visão atua como uma iniciativa intersetorial entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação e o Lafepe. Desde sua implantação em 2012, a iniciativa já realizou 118.329 consultas oftalmológicas e forneceu 76.832 óculos corretivos. Além da unidade de Palmares, as UPAEs de Escada, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, e o Hospital Geral de Areias, no Recife, também atuam como pontos de atendimento do Programa.