Na noite dessa segunda-feira (12), durante a realização do 72º Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) homenageou o secretário estadual de Saúde, André Longo, reconhecendo o seu compromisso em defesa do SUS por meio do trabalho desenvolvido durante os quatro anos de gestão. O encontro aconteceu em Caruaru, no Agreste do Estado.

"Estou muito honrado em receber homenagem no Cosems-PE das mãos do novo presidente, Arthur Amorim. Esses últimos quatro anos de gestão à frente da SES-PE foram marcados por muito diálogo e pactuação construtiva com os gestores municipais. Um esforço conjunto para o enfrentamento do maior desafio da saúde pública nos últimos 100 anos que foi a pandemia da Covid-19. Se Pernambuco teve uma resposta à altura desse desafio, com uma das menores mortalidades pela Covid-19 do Brasil, muito se deve a esse esforço bipartite", agradeceu o secretário durante a solenidade.

Longo ainda destacou a importância do Cosems, assim como do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesse cenário de pandemia. "Em um cenário eivado de negacionismo, o Conass e o Cosems foram grandes parceiros e verdadeiros faróis na construção das políticas públicas de saúde com base na ciência, exercitando com maestria a resistência e a resiliência para nossa atuação nessa luta histórica", completou.

A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, que representou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também destacou a importância dos gestores na condução da saúde do Estado. "Como já fui secretária de saúde por Camaragibe, sei dos desafios que os gestores de saúde enfrentam diariamente para assegurar que o atendimento e o remédio chegassem às pessoas na ponta. Saúde é um eixo fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade", afirmou.

No evento 152 municípios pernambucanos marcaram presença com o objetivo de definir as melhores estratégias para a saúde da população pernambucana. O encontro contou ainda com rodadas de conversas com temas sobre financiamentos para o setor e o Planejamento Regional Integrado (PRI). Na ocasião, representantes do Cosems também apresentaram aos participantes a agenda política para o exercício de 2023, que será entregue à equipe do novo Governo de Pernambuco.