Um milagre de Natal em pleno dia 25 de dezembro. Pernambuco, por meio da Central de Transplantes (CT-PE), realizou, na tarde do último domingo (25), mais um transplante cardíaco no Estado. A captação do órgão foi feita no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, referência em trauma (traumato-ortopedia, cirurgia geral e buco-maxilo-facial) de alta complexidade. Já o transplante foi realizado no Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE), referência no tratamento de cardiopatias. O transporte do órgão foi feito de helicóptero, em uma parceria da Central de Transplantes, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Grupamento Tático Aéreo (GTA - SDS/PE).

O procedimento foi um sucesso. O paciente beneficiado foi uma mulher, de 59 anos, residente do município de Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Diagnosticada com insuficiência cardíaca, ela já estava há cerca de três meses e meio na lista de transplante cardíaco em situação de gravidade. O médico cardiologista do Procape Frederico Browne foi um dos cirurgiões responsáveis pelo procedimento. O estado de saúde da paciente é estável. Também já foi iniciado o protocolo de imunossupressão. A paciente deve fazer a primeira biópsia miocárdica nos próximos dias para avaliar o resultado da operação e a aceitação do novo órgão.

“A data do 25 de dezembro é simbólica, onde celebramos o Natal e, com ele, o nascimento de Cristo. Renascer pela fé, pela doação de órgãos por um transplante. Neste último dia 25 de dezembro uma família fez renascer pelo amor quatro histórias de vida. Graças ao gesto de solidariedade, pacientes receberam no dia de Natal o melhor presente: suas vidas de volta", ressalta a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.

"Nós que compomos o Procape temos muita satisfação na conclusão de mais um transplante. Este Natal foi um dia de renascimento para uma outra pessoa graças principalmente ao doador e sua família, que entenderam a importância disso mesmo num momento de dor. A eles o nosso respeito e gratidão", agradece o médico cardiologista Frederico Browne.

NÚMEROS - De janeiro a novembro de 2022, segundo o balanço de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram feitas 30 cirurgias deste tipo em Pernambuco. No mesmo período em 2021, foram realizados 38 transplantes de coração no Estado. Atualmente, constam 14 pessoas na fila de espera aguardando um transplante cardíaco. No Brasil, Pernambuco está em sexto lugar no ranking nacional de transplantes de órgãos e tecidos, ficando atrás apenas de São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.