O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), lançou nesta terça-feira (07/03) o Programa Cuida PE Mulher que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e exames, através de uma intensificação das ações voltadas para este público. O Programa será implantado já neste mês de março em toda rede de saúde pública estadual.

O Programa tem por finalidade ofertar procedimentos e tratamento cirúrgico oportuno à população pernambucana visando a redução do tempo de espera por cirurgias eletivas, evitando complicações secundárias à evolução da doença por perda do tempo cirúrgico, assegurando investimentos adequados para recuperar e ampliar a rede hierarquizada, investindo na parceria com os municípios e serviços de média e alta complexidade.

Seguindo a meta do governo de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas - procedimentos que podem ser agendados e não são de urgência - melhorando a regulação hospitalar e ambulatorial, ampliando consultas e exames no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Cuida PE Mulher irá ofertar desde de mamografias e exames de raio-X, até cirurgias de histerectomia total, mastectomia e laqueadura tubária.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o compromisso da gestão estadual com a assistência e o empenho dos serviços de saúde em garantir a diminuição das filas de espera por procedimentos eletivos, neste mês de março, com foco nas mulheres.

“Que a gente possa olhar, neste dia, neste mês das mulheres, para essas tantas mulheres que aguardam em fila de espera por tantos procedimentos, como histerectomia, perineoplastia e as próprias investigações de nódulos.  Todos os hospitais aqui estão representados. Eles são molas propulsoras de motivação e compromisso com os doentes, fazendo acontecer. Os hospitais Getúlio Vargas e Barão de Lucena já se anteciparam e fizeram no sábado (25/02) um mutirão. Eu tive o prazer de ir nos dois serviços neste dia e ver a motivação dos profissionais de saúde e a alegria dos pacientes, muitos deles esperando há três anos por uma cirurgia. A gente vê que tantas realidades, de tantas pessoas, mulheres, mais de 19 mil no Estado de Pernambuco que aguardam nessas listas por procedimentos ginecológicos, que bom que hoje a gente vai poder cuidar de muita gente", afirmou.

 

Atualmente em Pernambuco, a maior fila de espera para realização de procedimento cirúrgico em ginecologia é para histerectomia total (remoção de todo o útero, incluindo o colo), com 5.240 pacientes. A lista conta ainda com tratamento cirúrgico de varizes unilateral (3.074), laqueadura tubária (3.069), miomectomia (1.515) e plástica mamária não estética (517). Ao todo, o Programa irá contemplar 46 tipos de procedimentos cirúrgicos diferentes.

Especificamente para o Cuida PE Mulher estão sendo ofertadas mais de 7 mil consultas e exames na área de ginecologia, em hospitais, Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e clínicas conveniadas.

Na primeira fase do programa, serão ofertados os seguintes procedimentos:  inserção de dispositivo intrauterino – DIU; Laqueadura tubária  - cirurgia; Colpoperineoplastia – cirurgia; Histerectomia; Pré-natal de alto risco; Mamografia; Colposcopia e biópsia, que serão realizados na rede hospitalar própria que abrange as grandes emergências do Estado: Hospital da Restauração (HR),  Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), localizados no Recife, Hospital José Fernandes Salsa (Limoeiro), Hospital Belarmino Correia (Goiana), Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, Hospital Dom Moura (Garanhuns) e Hospital Inácio de Sá (Salgueiro).

 

Tags da notícia