Sete décadas de história e serviços prestados para manutenção da saúde da população pernambucana tornou o Hospital Getúlio Vargas (HGV) uma das referências em atendimento de urgência e emergência no Estado de Pernambuco. Nesta sexta-feira (24/03), gestores, funcionários e ex-gestores se reuniram para celebrar o aniversário da unidade fundada no dia 19 de março 1953. A secretaria estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, e as executivas de Atenção à Saúde, Jéssica Garcia, e de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Chrystiane Araújo.

A gestora estadual, Zilda Cavalcanti, destacou o papel do corpo técnico do HGV, que mesmo enfrentando diversos desafios, seguem na missão de atender da melhor maneira os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Que a gente siga diariamente, cada um na sua missão, eu tenho a minha, mas cada um de vocês aqui tem uma, que a gente siga na nossa missão de desafiar e transpor os obstáculos, com o propósito único e firme de cuidar das pessoas, com dignidade, da melhor forma que a gente possa conseguir. A gente tem o propósito de curar o câncer e salvar o mundo, mas a gente não vai fazer isso num dia. A gente segue acreditando que faz parte a salvação do mundo, mas cada um tem que dar uma pequena contribuição a cada dia, cada passo, sempre pisando no chão. Contem com a Secretaria Estadual de Saúde, contem com a diretoria do hospital e contem pessoalmente comigo. Meus parabéns pela linda história que vocês estão comemorando hoje”, afirmou.

Com mais de 3 mil colaboradores, a unidade de saúde realiza mensalmente mais de 2 mil atendimentos em sua emergência, mais de 1 mil procedimentos cirúrgicos, além de mais de 4 mil consultas ambulatoriais e 2,1 mil internamentos. O HGV se tornou referência, recebendo pacientes de diversas regiões do Estado, em áreas como cirurgia geral, traumato-ortopedia, clínica médica, buco-maxilo-facial e vascular.

Durante a sua explanação a diretora geral do HGV, Thaís Almeida, resgatou um pouco da história da unidade, com o relato clínico dos primeiros pacientes atendidos no serviço, na década de 1950, agradecendo a todos os que passaram pelo Getúlio Vargas e ajudaram a salvar vidas nos últimos 70 anos. “O HGV tem uma trajetória muito bonita na saúde de Pernambuco. Temos que nos orgulhar como funcionários, pois somos nós que construímos a história do hospital. Vamos prestar assistência aos pacientes e fortalecer as memórias boas, porque são elas que perduram e preservam a história da instituição”.

A Unidade é certificada pelos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), desde 2004, como Hospital de Ensino, oferecendo residência médica nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cirurgia da Mão, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho digestivo, Cirurgia vascular, Urologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, além de residência de enfermagem e residência multiprofissional.