O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) começou, neste sábado (15), seus mutirões de atendimentos incluídos no Programa Cuida PE Mulher, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Hoje, foram realizados 17 procedimentos de implantação de dispositivo intrauterino (DIU). As mulheres que realizaram o procedimento estavam na fila de espera e foram convocadas por meio do setor de Regulação da V Gerência Regional de Saúde (Geres), que abrange os municípios do Agreste Meridional.

A médica ginecologista Luciana Santos, coordenadora da Maternidade do HRDM e responsável pela equipe do mutirão, reforça a importância da ação.  “Essa é a primeira etapa do projeto que colocaremos em prática, com a inserção dos DIUs na maternidade, ofertando o método pós-parto e pós-aborto. Também visamos estabelecer protocolos institucionalizados para realização de laqueadura tubária, conforme a lei e determinação do Ministério da Saúde. À nível ambulatorial, já solicitamos o DIU hormonal para contemplar as pacientes que preencham os critérios devidos”, detalha.

A médica do HRDM, Luciana Santos, adianta que outro serviço será restabelecido em breve, após detecção de demanda represada, o de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) – procedimento cirúrgico para lesões do colo uterino.

Sobre o Cuida PE – O objetivo do programa, lançado no mês passado (março), pela governadora Raquel Lyra, e a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, é atender a demanda que está em fila de espera, ofertando procedimentos e tratamentos cirúrgicos na rede de saúde pública de Pernambuco, além de consultas especializadas e exames.

(Fotos: Imprensa/HRDM)